Passado mais um ano, felizmente com bastante menos consequências de incêndios do que no ano anterior, celebrámos neste 4 de Janeiro o nosso 107º Aniversário. O pavilhão desportivo acolheu calorosamente as cerca de 300 pessoas que, num jantar comemorativo pródigo em amizades, apagaram as velas e aplaudiram este aniversário. Para além dos Bombeiros desta casa, estiveram também representadas diversas Associações de Bombeiros do país. Nomeadamente as geminadas de Dafundo, Carnaxide, Pombal e Vila do Conde, assim como as nossas vizinhas Fátima e Caxarias, entre outras.
“Vida por vida”. Compromisso e entrega. Energia, força, coragem e destreza. Altruísmo cívico e solidariedade.
Uma infinita variedade de histórias, de lemas de vida, hoje reunidas no seio dos nossos bombeiros, e sobretudo homens, de hoje. Estes motes são as vossas medalhas. Estes valores conquistados ao longo das várias gerações, almejaram sempre a mais perfeita das ambições, o ser humano na sua plenitude persistentemente preparado para a salvaguarda da população.
O título de soldados da paz, outro valor que reflete a admiração das populações e acima de tudo, a confiança na segurança que a vossa determinada presença, alcança para lá das suas aflições. A ubiquidade deste conforto no sentimento de segurança geral, trata-se de um feito notável, teoricamente impossível a todos os homens do mundo, e somente alcançada por meio da fé. Esta é a fé no amparo do bombeiro, sempre pronto para socorrer e proteger nas fatalidades da vida. Uma fé inabalável que os nossos 107 anos, tornaram real e bem viva.
Não seria possível alcançar esta data assinalável sem o contributo das muitas e mais diversas pessoas e entidades que ao longo da história apoiaram tanto nas diferentes frentes como no anonimato. Para todas estas pessoas expressamos o nosso profundo sentido de gratidão, garantindo-vos também que não será em vão.
Vivam os Bombeiros de Ourém!